Análises

Análise | Redfall

Redfall é um dos jogos mais aguardados do ano, exclusivo para Xbox e PC. O jogo é um shooter cooperativo em primeira pessoa, ambientado em uma ilha infestada de vampiros e cultistas. Neste artigo, vamos analisar alguns aspectos do jogo, como a história, os gráficos e a jogabilidade.

Introdução

Redfall é desenvolvido pela Arkane Studios, conhecida por jogos como Dishonored e Prey. O jogo se passa em uma ilha fictícia chamada Redfall, localizada na costa de Massachusetts, nos Estados Unidos. A ilha foi invadida por vampiros, que bloquearam o acesso ao resto do mundo com uma tempestade sobrenatural. Os vampiros são liderados por um misterioso personagem chamado Blackreef, que tem planos sinistros para a ilha e seus habitantes.

O jogador pode escolher entre quatro personagens principais, cada um com habilidades e personalidades únicas. Eles são: Devinder Crousley, um inventor excêntrico que usa gadgets e armas improvisadas; Layla Ellison, uma estudante de astrofísica que pode manipular o tempo e a gravidade; Jacob Boyer, um ex-militar que tem um olho cibernético e uma coruja robótica; e Remi de la Rosa, uma engenheira ambiental que tem um jetpack e um robô chamado Bribón.

O jogo pode ser jogado sozinho ou em cooperação com até três amigos. O objetivo é explorar a ilha, combater os vampiros e seus aliados, e descobrir os segredos por trás da invasão.

História

A história de Redfall é contada através de missões principais e secundárias, que podem ser encontradas pelo mapa da ilha. O jogo tem um sistema de escolhas e consequências, que afeta o desenrolar da trama e o relacionamento entre os personagens. O jogo também tem um sistema de progressão, que permite ao jogador desbloquear novas habilidades, armas e equipamentos.

A história de Redfall é inspirada em lendas urbanas, filmes de terror e ficção científica. O jogo mistura elementos de humor, ação e suspense, criando uma atmosfera única e imersiva. O jogo também tem uma forte ênfase na narrativa e nos personagens, que têm personalidades marcantes e diálogos divertidos.

análise redfall

Gráficos

Um dos aspectos mais importantes de um jogo de tiro é a sua performance, ou seja, a fluidez e a qualidade gráfica com que ele roda. Nesse quesito, Redfall deixa a desejar no Xbox Series S. O jogo tem uma resolução dinâmica que varia entre 1080p e 1440p, mas que muitas vezes cai para valores mais baixos, comprometendo a nitidez das imagens. Além disso, o jogo sofre com quedas de framerate, especialmente em momentos de maior ação ou quando há muitos inimigos na tela. O jogo também apresenta alguns bugs e glitches, como inimigos que atravessam paredes, texturas que demoram para carregar ou sombras que piscam.

análise redfall

Esses problemas podem atrapalhar a imersão e a jogabilidade de Redfall, fazendo com que o jogador perca o timing dos tiros ou das esquivas, ou que se sinta frustrado com a falta de polimento do jogo. É possível que esses problemas sejam corrigidos com futuras atualizações, mas por enquanto eles prejudicam a experiência de quem joga no Xbox Series S.

Pontos positivos e negativos

Apesar dos problemas de performance, Redfall não é um jogo ruim. Pelo contrário, ele tem vários pontos positivos que podem agradar aos fãs do gênero. Um deles é a variedade de personagens, armas e habilidades que o jogo oferece. Cada um dos quatro protagonistas tem uma personalidade, um estilo de combate e um poder especial diferente, que podem ser combinados com as diversas armas e mods disponíveis no jogo. Isso permite que o jogador crie builds diferentes e explore as possibilidades de gameplay.

Outro ponto positivo é o cenário do jogo, que é rico em detalhes e em atmosfera. A ilha de Redfall é um lugar cheio de contrastes, misturando elementos de uma cidade costeira americana com uma estética gótica e sombria. O jogo também tem um bom senso de humor, com diálogos divertidos entre os personagens e referências à cultura pop.

análise redfall

Por outro lado, Redfall também tem alguns pontos negativos que podem decepcionar alguns jogadores. Um deles é a falta de originalidade do jogo, que se inspira em vários outros títulos do gênero, como Left 4 Dead, Borderlands e Bioshock. O jogo não traz muitas novidades ou inovações para a fórmula dos jogos cooperativos de tiro em primeira pessoa, sendo mais do mesmo em muitos aspectos.

Outro ponto negativo é a repetitividade do jogo, que se baseia em missões genéricas e lineares, onde o objetivo é sempre matar todos os inimigos e chegar ao ponto final. O jogo também tem uma dificuldade inconsistente, sendo muito fácil em alguns momentos e muito difícil em outros. Além disso, o jogo tem uma história fraca e pouco desenvolvida, que não consegue envolver o jogador ou explicar bem o contexto do jogo.

Veredito

Redfall é um jogo divertido e viciante para quem gosta de jogar cooperativamente com os amigos ou com outros jogadores online. O jogo tem uma boa variedade de personagens, armas e habilidades, além de um cenário bem construído e cheio de personalidade. No entanto, o jogo também tem problemas sérios de performance no Xbox Series S, além de ser pouco original, repetitivo e fraco na narrativa.

Nota: 7

Esta é uma análise independente, não representando necessariamente a opinião do portal Forever Jogando.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
Botão Voltar ao topo