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Análise | Jojo’s Bizzare Adventure All-Star Battle R

Em 2013 a Bandai apresentou Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle, um game de luta desenvolvido pela CyberConnect2, um exclusivo de PS3 lançado originalmente no Japão e posteriormente na Europa e Américas. Na última década a popularidade de Jojo cresceu absurdamente e os novos fãs ansiavam por um novo game de luta, já que All Star não estava disponível em plataformas mais recentes, muito menos no PC.

O remasterização de All Star Battle não foi apenas o relançamento de um jogo de anime, mas uma oportunidade de tirar do (quase) anonimato um título tão peculiar quanto seus personagens.

JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R

Gameplay

A CyberConnect 2 optou por um design diferente do que pratica nas franquias Naruto e Dragon Ball. All Star Battle R tem uma perspectiva 2D com um cenário 360º, algo parecido com o que vemos em TEKKEN ou SoulCalibur, por exemplo. Esta escolha artística torna a experiência do game muito mais próxima de um jogo de luta tradicional.

A jogabilidade também tem aquela pegada tradicional, e assim como muitos jogos de atuais, ao dominar um personagem você aprende como comandar com todos. O game conta com 50 personagens advindos de todas as temporadas de Jojo’s Bizarre Adventure, ou seja, estamos falando de um elenco incrível para lançamento.

JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R

Existem diferenças estéticas entre os personagens por causa de suas habilidades. Por exemplo, os usuários de hamon carregam uma barra de energia, como o chakra dos personagens de Naruto. Já os usuários de Stand ativam e desativam suas habilidades a qualquer momento, embora precisem carregar os golpes especiais. Eu diria que existem vantagens e desvantagens entre esses poderes, uma maneira sutil que a desenvolvedora encontrou para balancear os personagens. Diego Brando, por exemplo, usa a habilidade montaria (um cavalo). Se ele for derrubado é necessário conseguir uma brecha no combate para convocar o seu cavalo novamente, então, embora seja bem forte, tem um ponto fraco justo.

Gráficos

A arte de All Star Battle R está mais próxima do mangá do que do anime e isso me chamou bastante a atenção, pois dá ao fã que ainda não leu a obra (que é o meu caso) a chance  conhecer um pouco mais do traço original. Outro ponto interessante é como a CyberConnect2 captou a essência de cada fase dos personagens. O Dio da primeira fase é totalmente diferente do Dio de Stardust Cruzaders, desde o jeito de andar até seus movimentos, o mesmo vale para os demais personagens que ultrapassam temporadas.

JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R

Alguns cenários são interativo, assim como nos novos Mortal Kombat, isto é , você pode usar recursos do ambiente para bater no adversário. É possível desativar a função em partidas , mas eu, particularmente, gosto do desafio extra na hora de jogar contra os outros. É falando em competitividade, eu me surpreendi com o modo online. Além da conexão ser muito boa eu não tive dificuldade em encontrar pessoas para jogar. Por ser um game de anime é difícil dizer por quanto tempo as pessoas ficarão engajadas, mas neste primeiro momento o multi-player está satisfatório.

Extras

O maior extra do jogo é o seu modo campanha, que dá ao jogador a possibilidade de reviver momentos da história original. O ponto negativo é que, diferentemente de outros games, não existe narração dos eventos. As temporadas de Jojo’s Bizarre são organizadas em abas, e você pode jogar qualquer partida dentro dela, como se fosse um modo arcade tradicional. Quando você joga um certo número de partidas dentro da aba uma fase de chefão é liberada. As mais de 100 partidas da história seguem este ritmo.

Apenas quem assistiu o anime ou leu o mangá vai de fato entender o que está acontecendo ali. Para mim, este é o ponto negativo do game, pois perderam a oportunidade de narrar os eventos e trazer um pouco mais da franquia para um jogo de luta tão completo.

Veredito

Jojo’s Bizzare Adventure All-Star Battle R é um dos melhores jogos de luta baseados em anime que temos por aí. A última vez que me diverti tanto com um jogo do gênero foi em Naruto Shippuden: Narutimate Accel 2 (PS2). A Cyberconnect2 conseguiu entender a linha tênue entre técnica e fanservice, ou seja, ele é um game na medida certa para os dois lados. Vale a pena para todos os fãs.

Nota: 9

Uma cópia de Xbox Series S foi cedida pela BANDAI para realização desta análise.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
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