AnálisesNotícias

Análise | Madden NFL 22 é bom, mas carece de localização PT-BR

Game está disponível nas principais plataformas

Jogos de esporte sempre geram debates entre os fãs. Por um lado temos os gamers que defendem os lançamentos anuais e, por outro, temos os mais radicais que questionam veementemente a qualidade das sequências desportivas. Madden tem passado por isso há um bom tempo. Entretanto, na edição de 2021 a EA se esforçou para dar algo novo para o seu público.

Meu contato com Madden sempre foi esporádico, ou seja, sempre conferi uma edição ou outra disponível no EA Access. Por isso reconheço os modos clássicos que todo mundo curte, como, por exemplo, The Yard, Ultimate Team, X-Factor, e claro, as partidas online. Comparando com as minhas experiências anteriores eu sinto que Madden 22 aproveita os benefícios da nova geração. As partidas são fluidas, a taxa de quadros é estável e os gráficos estão bem melhores do que na edição 21.

Análise Madden NFL 22

Não é necessário passar muito tempo jogando até perceber que a versão da nova geração tem um melhor acabamento. Os rostos estão mais naturais, as cores mais vivas e a movimentação de qualquer cabelo/penteado é impressionante. Outro detalhe que merece destaque é o suor, pois a textura da pele dos jogadores perante a luz dos estádios reflete um brilho natural e bem realista. Os 60 PFS junto com as novas animações também contribuem bastante para isso.

Das melhorias in game a que mais me chamou atenção aconteceu no modo Franchise. O gerenciamento de equipe está mais acessível e fácil de entender. O layout de Madden não é amigável para novatos, mas eu me senti mais confortável do que antes. A possibilidade de planejar estratégias semanais ou usar a árvore de habilidades (tradução livre de minha parte) tornou minha experiência mais simples e mais intuitiva.

Bom, vamos falar um pouco do gameplay em si. A jogabilidade de Madden é agitada. Quem está acostumado apenas com FIFA ou NBA pode se sentir perdido nos primeiros instantes. Como o jogo é totalmente em inglês e tem muitas expressões esportivas é altamente recomentado fazer o tutorial para se ter uma mínima ideia do que está acontecendo ali.

Análise Madden NFL 22

Por já ter um conhecimento prévio a minha curva de aprendizagem foi menor. Porém, mesmo assim, a ausência de localização me causou alguns brancos e eu senti a necessidade de consultar as regras através de outras fontes para entender alguns detalhes. Já o modo online continua satisfatório e é a melhor opção depois que se domina a jogabilidade. Como em qualquer game de esporte o grande trunfo é o desafio multiplayer e eu não enfrentei nenhum problema de conexão.

Veredito

Madden 22 supera o seu antecessor. As melhorias são satisfatórias, mas ainda é necessário aprimorar um pouco mais para se tornar acessível para todos os não familiarizados com NFL. A localização para pt-br e opções que simplifiquem o gameplay podem ser convidativas para novos jogadores.

As inovações da na administração dos modos de jogo foram positivas e podem continuar agradando o público se a EA permanecer ouvindo os fãs.

Nota: 7

EA forneceu uma cópia de Xbox Series X|S para a realização desta análise.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
Botão Voltar ao topo