Análise | Perguntados Exploradores traz desafio para todas as idades

Jogo está disponível para Android e iOS

A etermax se consagrou no mercado mobile como uma empresa focada em trazer games divertidos e que são ao mesmo tempo educativos. Dentre os títulos já lançados a franquia Perguntados é a mais popular; e ela quem está de volta, mas, desta vez, em um game de aventura.

Perguntados Exploradores é um quiz interativo que leva os gamers a uma jornada no estilo torre, onde seu objetivo é vencer o malvado Milly e libertar os seus amigos capturados pelo vilão.

A mecânica do jogo é bem simples, sendo acessível ao público de todas as idades. Os mapas são divididos em níveis e você precisa acertar uma série de perguntas para avançar para a próxima etapa. As perguntas são organizadas em categorias como, por exemplo, história, ciência, geografia, entretenimento etc.

A categoria é definida na sorte através de uma roleta que o game gira antes de iniciar cada nível. Caso você não domine o assunto você poderá girá-la novamente, basta assistir um anúncio de 30 segundos e sua chance estará liberada. Eventualmente suas vitórias são premiadas com baús de moedas, que podem ser utilizadas para continuar a partida após perder todas as suas vidas.

Eventualmente o jogo te dá a oportunidade de escolher um tópico. Neste momento podem surgir temas interessantes, como no anime Naruto ou Star Wars. Além disso, a medida em que você progride novas roletas são liberadas, isto é, a aparência delas. E como dito anteriormente existem amigos para se resgatar. Quando você consegue salvar um deles é liberado um menu extra, onde você tem a chance de receber mais prêmios e aumentar suas moedas e itens de jogo.

Roleta com aparência de pedra.

Assim como em outros games do mesmo gênero as perguntas têm níveis diferentes. A maioria das questões são temas abordados no ensino fundamental e médio, mas quando o assunto é esporte ou entretenimento apenas os mais antenados conseguem acertar. A grande vantagem desse game é quando você erra acaba aprendendo alguma coisa nova. E graças a oportunidade de continuar a partida pagando moedas ou vendo anúncios você tem a chance de reaver seu progresso.

Veredito

Perguntados Exploradores é um game divertido, sendo um ótimo passatempo devido a sua pegada casual. O gameplay é simples e funciona muito bem em smartphones e tablets. Ele foi testado em um LG G7 e um Tab A7, aparelhos com configurações muito diferentes e a experiência foi boa em ambos.

O que pode tornar a experiência um pouco cansativa é o excesso de anúncios, pois a cada jogada você precisa ver uma propaganda. Isso poderia ser reduzido, dando um espaço de duas a três partidas, pelo menos. Vale ressaltar que existe uma alternativa paga para retirar os ads de maneira definitiva, que custa quase R$60, sendo interessante para quem curtiu e pretende jogar por muito tempo.

De maneira geral é um título interessante, simples e objetivo que garante diversão e ao mesmo tempo estimula o conhecimento trabalhando várias áreas, desde ciência até a cultura pop nacional e internacional.

Nota: 7

O acesso antecipado foi ofertado pela etermax para a realização desta análise.

Sair da versão mobile