Anker lista dicas para escolher o carregador de celular ideal a cada necessidade
Em um mundo cada vez mais digital e conectado, demanda por carregadores vem aumentando e consumidores têm à disposição diversas opções, dos tradicionais de tomada aos powerbanks e modelos por indução
A evolução tecnológica dos smartphones e a necessidade cada vez maior das pessoas permanecerem conectadas fizeram com que os carregadores de bateria se tornassem itens praticamente obrigatórios na vida da maioria dos brasileiros.
Com vários tipos e modelos disponíveis no mercado, a escolha desse dispositivo, entretanto, pode se tornar ainda mais estratégica para os consumidores que buscam opções compatíveis com suas rotinas e seus estilos de vida. Pensando nisso, a Anker, marca de origem norte-americana e representada no Brasil pela Positivo Tecnologia, listou cinco dicas básicas para orientar quem precisa de mais conectividade no dia a dia.
1 – Entender as reais necessidades
Antes de escolher um carregador é preciso entender como o dispositivo será utilizado. Por exemplo, para o consumidor que passa boa parte do tempo fora de casa, os powerbanks ou carregadores veiculares podem ser a melhor opção para evitar smartphones com nenhum ou baixos níveis de bateria. Já para quem trabalha em home office ou fica o dia todo no escritório, há modelos tradicionais de tomada com diversos conectores e até opções wireless que vão suprir todas as suas necessidades. “Entender os recursos que tornarão o dia a dia do consumidor mais prático é o primeiro ponto para encontrar o dispositivo ideal”, explica Gustavo Massette, gerente de Produtos da Anker na Positivo Tecnologia.
2 – Verificar os conectores do aparelho
Os consumidores que preferem carregadores com fio precisam ficar atentos ao tipo de conector do aparelho. Os principais são: lightning, compatível com produtos da Apple; USB-C, um padrão resistente e durável que oferece velocidades superiores; e micro USB, que por muito tempo foi o mais comum da indústria e ainda é encontrado em vários modelos de smartphones.
Massette ressalta também que, além de checar o conector, é importante verificar a velocidade de carregamento de cada modelo e a durabilidade do cabo, que pode ser observada pela quantidade de torções que suporta. No caso do modelo lightning, também é necessário checar se tem certificação MFi, que garante a qualidade do produto.
3 – Checar a compatibilidade com modelos de carregamento rápido
A maioria dos dispositivos disponíveis no mercado tem tecnologia de carregamento rápido e com os principais protocolos do recurso (Power Delivery e Quick Charge). Na prática, isso significa que estes aparelhos podem receber cargas maiores de energia de forma otimizada e segura. “No momento da compra ou antes de testar um novo dispositivo, é recomendável que o consumidor verifique se o aparelho e o carregador têm os mesmos protocolos e se ‘complementam’ durante a recarga de forma segura”, descreve Massette.
A Anker, por exemplo, tem uma tecnologia exclusiva chamada PowerIQ que consegue juntar diversos protocolos de carregamento rápido em uma única saída e facilita a vida do usuário. Esse recurso está disponível nos carregadores de tomada PowerPort2 e PowerPort Speed, que tem, respectivamente, duas e cinco entradas para carregar aparelhos.
4 – Diferenciais para quem está sempre em movimento
Os powerbanks e carregadores veiculares são ideais para quem passa boa parte do dia em deslocamento. Ambos suprem necessidades distintas, explica o Massette. “Com o powerbank é possível fazer várias recargas sem a necessidade de uma fonte externa de energia, como tomadas. Já o veicular é uma opção ideal para quem que passa muito tempo no carro ou gosta de carregar o smartphone no caminho de ida e volta do trabalho, por exemplo.”
A Anker conta com opções para os dois perfis de usuários. Por exemplo, enquanto o carregador veicular PowerDrive PD2 tem capacidade de até 18W e tecnologia PowerIQ para carga rápida em aparelhos com entradas USB-C e USB-A, o powerbank 5.000mAh PowerCore vem com a mesma tecnologia de carregamento rápido, mas garante até duas cargas completas do celular a partir do estoque de bateria do próprio acessório.
5 – Modelo Wireless
O carregamento sem fio atrai consumidores pela praticidade. “A tecnologia que carrega por indução eletromagnética tem como maior vantagem a facilidade e praticidade, já que basta posicionar o celular em um pad e o carregamento inicia. Porém, o consumidor deve sempre se certificar que seus aparelhos são compatíveis com esse recurso”, explica Massette.
Atualmente, a Anker oferece em seu portfólio o carregador wireless Anker PowerWave II Pad, que se ajusta automaticamente entre os modos de carregamento de 5W, 7,5W, 10W e 15W, o que garante recarga otimizada para diversos aparelhos. Conta ainda com anéis antiderrapantes que mantêm o telefone na posição correta mesmo durante o carregamento e ainda tem uma função de vibração para a entrada de ligações ou mensagens.