Análises

Análise | GRID Legends busca equilíbrio entre arcade e simulação

Prepare-se para dar largada!

A Codemasters é uma especialista em jogos de corrida, e como tal, está presente em diversos segmentos do gênero. A série GRID é uma sucessora espiritual da franquia TOCA, que foi bastante popular nos anos 2000, e hoje se tornou uma marca independente com sua própria identidade. Após três jogos na 6ª Geração de consoles a Codemasters decidiu fazer um reboot, e GRID Legends é o segundo título desta nova fase. Confira a seguir as minhas impressões sobre o game.

Modos de jogo

GRID Legends oferece duas campanhas, isto é, o modo História e o modo Carreira. Em História você acompanha um documentário que narra os eventos da atual temporada de GRID. Você assume o papel do “Jogador 22” (nome que pode ser alterado) sendo um participante das corridas. Dentre uma corrida e outra o jogo exibe trechos do documentário, que é protagonizado por pessoas reais em vez de computação gráfica. O elenco tem uma atuação decente e em muitos momentos as emoções vividas por eles parecem reais, como se fossem pilotos de verdade contando sobre uma season da Formula 1, por exemplo.

A estratégia adotada no modo História chama a atenção, pois é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nos games do gênero. A ideia é interessante e, com certeza, é uma essência que a Codemasters deve manter nos jogos futuros. Já o modo Carreira oferece a experiência tradicional, ou seja, você participa de pequenos eventos, cada um destinado a uma categoria de veículos e busca alcançar as melhores posições e/ou pontuações dentro dele.

análise grid legends
GRID Legends review | Gabriel Magalhães

O modo Carreira conta com 4 categorias: Novato, Semipro, Pro e The Gauntlet. Em outras palavras, o que não falta é conteúdo offline para os amentes de corrida. Em relação a dificuldade da inteligência artificial eu sugiro que os jogadores mais experientes comecem acima do normal, pois o modo standard oferece pouco desafio.

Gameplay

GRID Legends tem um elenco com mais de 120 carros de diversas categorias. Bom, esta não é a maior garagem dos games de corrida, portanto, ele fica atrás de Forza Motorsport 7, Gran Turismo Sport, Assetto Corsa e Project Cars 2, por exemplo. Mas a Codemasters optou por veículos bem populares, que todo mundo gosta de jogar. Isso me deixou satisfeito e mais confortável com a lista enxuta de carros. De qualquer forma, tomara que novos modelos sejam acrescentados em breve.

análise grid legends
GRID Legends review | Gabriel Magalhães

Quando o assunto é gameplay ele continua sendo o mais carismático. Em comparação aos colegas que eu citei no parágrafo anterior, Assetto Corsa e Projetc Cars 2, GRID Legends tem a melhor experiência no controle. Não é necessário buscar tutoriais para configurar o gamepad para alcançar uma jogatina mais acessível, basta ir até o menu e deixar o jogo jeito que você quer, sem burocracia, como deve ser. GRID é uma franquia que pensa no jogador que usa controle, seja por opção ou por não ter um Logitech G29 na estante. Mas se você tem o volante, não se preocupe, pois o menu de opções conserva o necessário para deixar o game do jeito que os amantes de simulação gostam.

Performance no Xbox Series S

A Codemasters fez o dever de casa e não decepciona na versão do Xbox Series S. Por fora os carros são bem detalhados, bonitos e com um destaque para o reflexo na lateria de acordo com o horário do dia. Já por dentro os veículos são fiéis, porém mais simples, o que pode incomodar jogadores que preferem o modo em primeira pessoa, mas se você, assim como eu, gosta de ver o carro em terceira pessoa, isso não será um problema.

análise grid legends
GRID Legends review | Gabriel Magalhães

Existem efeitos climáticos e temporais no jogo, mas eu, particularmente, não senti diferença na pista em dirigir num dia de sol ou de chuva, ou seja, o carro se comporta da mesma maneira. Por outro lado, em primeira pessoa, o barulho da chuva batendo na talaria e o embaçamento do para-brisa são os mais realistas que eu vi nos últimos tempos.

Já as pistas são bem detalhadas e algumas tem até animações, o que é muito legal. A escolha por ambientes compactos permitiu a desenvolvedora a criar muitos detalhes em volta pista, o que passa uma sensação de realidade. Ah, outra coisa importante de se destacar, é que o game roda em até 120FPS, caso sua TV ou monitor seja compatível.

Compre Grid Legends pelo melhor preço clicando aqui!

Veredito

GRID Legends é um jogo de corrida amigável, que se preocupa vários perfis de jogadores. Aqui é possível curtir a emoção das pistas profissionais sem ter que passar horas e mais horas treinando no controle até mestrar comandos complexos. Ele faz o balanço perfeito entre o arcade e a simulação.

Além disso, ele tem recursos gráficos que favorecem o PS5 e Xbox Series X|S, e caso você ainda não esteja na nova geração, não se preocupe, pois ao comprar o jogo o upgrade para os novos videogames está no pacote.

Por fim, quem curte modo campanha, desafios single player, online e modalidades variadas de corrida deve ficar de olho em GRID Legends, pois é uma das opções mais interessantes na categoria multiplataforma que temos no mercado atualmente.

Nota: 8

A EA Games forneceu uma cópia de Xbox Series X|S para a realização desta análise.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
Botão Voltar ao topo