AnálisesDestaque

Análise | Samurai Shodown – Xbox Series S

Entre o final dos anos 80 e meados de 1990 a SNK se consagrou com uma exímia desenvolvedora de jogos de luta. O sucesso de seus títulos foi tão grande que a companhia decidiu ir além dos fliperamas e lançar sua própria linha de consoles.

Dentre os títulos de sucesso da época estava Samurai Shodown. Um jogo de luta diferente, que envolvia guerreiros armados com espadas e poderes especiais no período do Japão Feudal. O jogo se tornou uma franquia e, consequentemente, marcou uma geração de players apaixonados por mecânicas complexas e lutas com muita tensão.

Após 26 anos de história o jogo ganhou seu primeiro reboot, dando a oportunidade a veteranos e novatos de experimentarem a essência do espírito samurai na melhor forma possível. E agora, em 2021, o aclamado jogo dá mais um passo sendo disponibilizado para a nova geração, isto é, o Xbox Series X|S.

Combate

A jogabilidade de Samurai Shodown é simples, porém altamente técnica. Em outras palavras, quando você entende como jogar com um personagem está aprendendo a controlar todos, pois a base dos comandos é a mesma. Entretanto é necessário conhecer as peculiaridades de cada um para conseguir bons resultados.

O que torna o combate interessante é a sua versatilidade. Por exemplo, existe a defesa tradicional, como também no estilo parry e, além disso, é possível se esquivar (dodge) abrindo oportunidade para contra-atacar logo após receber um golpe desviado.

Outro ponto positivo é o equilíbrio entre os personagens, isto é, de maneira geral os golpes causam a mesma quantidade de dano e o tempo de resposta ao comandos é bastante similar para todos os bonecos. Isso garante um fair play no modo online que não se vê todos os dias.

Gráficos

A SNK adotou o estilo Cel Shading para este jogo, ou seja, uma aparência de desenho animado. O visual caiu muito bem, pois retrata fielmente os sprites clássicos dos anos 90. O mesmo pode-se dizer dos cenários, e a arte geral do título que agrada bastante por lembrar as origens de Samurai Shodown, algo que foi visto pela última vez em SSVI (2005).

Melhorias no Xbox Series S

De todas as melhorias a mais perceptível é a redução de tempo de loading. O game está mais rápido e fluido. Em relação aos gráficos foi possível notar maior nitidez nos cenários e personagens. As cores também aparentam estar mais vivas quando se joga numa TV 4K, por exemplo. Esta melhoria fica mais nítida para quem jogou anteriormente no Xbox One base ou One S.

Veredito

Se Tekken, Dead or Alive ou SoulCalibur não são sua praia e você está com saudade dos bons e velhos tempos do 2D, o Samurai Shodown precisa estar na sua prateleira de jogos. Ele é um jogo de luta raiz, que tem o “cheiro de fliperama”, que oferece um ótimo nível de inteligência artificial e atrai jogadores experientes para o modo online.

O conteúdo offline, embora raso, oferece uma experiência sólida para aqueles que gostam do casual. Já o modo online se destaca pela boa conexão e matchmaking no Xbox. Sendo assim, é um título mais do que recomendado para os amantes do gênero.

Nota: 8.5

Uma cópia foi cedida pela assessoria da SNK para a realização desta análise.

Para comprar o jogo para Xbox clique aqui.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
Botão Voltar ao topo