O dia em que a Prefeitura de Niterói “adotou” a logo do Nintendo 64
A mudança radical gerou críticas e paródias
O que a Prefeitura de Niterói e o Nintendo 64 tem em comum? Bem, aparentemente nada, mas se voltarmos no tempo veremos que as duas têm uma história que mexeu com a Internet.
Há 8 anos, em janeiro de 2013, a Prefeitura de Niterói realizou um evento que ficou na história. O então prefeito da cidade, Rodrigo Neves, levou a imprensa até o auditório da sede do Executivo para um encontro cheio de mistérios. Segundo ele, a cidade precisava de um cara nova, pois eram tempos de mudanças.
Contudo, a surpresa que estava escondida por cortinas foi bem diferente do que se imaginava. A grande novidade era uma nova logo para o município. Entretanto, a ideia de renovação foi motivo de alvoroço dentre a comunidade gamer assim que chegou ao conhecimento da Internet.
O motivo para tantos comentários foi a letra “N”, pois, segundo os internautas da época, o design da mesma era muito semelhante ao “N” do Nintendo 64. Além disso, como aponta O Globo, alguns políticos consideraram renovação da marca ilegal por não ter sido votada na forma de projeto de lei.
A imagem se espalhou e rapidamente virou meme, em especial no Facebook, que era a principal rede social de 2013. As pessoas começaram a criar versões parecidas de outros municípios parodiando a situação. Confira a seguir alguns exemplos:
Mudando de ideia
Cerca de uma semana depois a Prefeitura divulgou uma nota informando que não usaria a nova logomarca.
“A prefeitura de Niterói informa que não vai utilizar a logomarca anunciada na última semana por conta de semelhanças encontradas posteriormente com a logomarca de uma empresa privada. Uma alternativa gráfica será elaborada em parceria com a equipe de criação da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec) de Niterói, utilizando o mesmo conceito de valorização do nome da cidade.”
A história da Prefeitura de Niterói com o Nintendo 64 é uma das mais icônicas de 2013. O caso serviu de lição para designers do país inteiros e, desde então, não vimos nenhuma outra prefeitura com cara de videogame. O que é uma pena, não é mesmo?