Análises

Análise | Demoniaca: Everlasting Night é um metroidvania com pancadaria

Enfrente demônios com socos e chutes poderosos

Uma mulher perde absolutamente tudo quando demônios, destinados a reconstruir a Torre de Babel, invadem e queimam o vilarejo onde ela mora. Esta mulher, uma jovem sobrevivente, se vê poderosa após ser infectada por sangue demoníaco e, agora, com novas habilidades, planeja sua vingança. Esta é a história de Demoniaca: Everlasting Night.

Demoniaca é um game indie com arte pixelada. Um game retrô, que lembra muito os metroidvanias dos anos 2000, inclusive, o próprio Symphony of the Night. Num primeiro momento o que se destaca são sprites dos inimigos, pois as animações são muito bem feitas e resgatam o charme do auge dos jogos em 2D, mas, é claro, com mais tecnologia e FPS para rodar o jogo.

O que mais me surpreendeu em Demoniaca foi o seu gameplay, pois a personagem combina elementos de Castlevania com jogos de luta, no estilo de The King of Fighters, por exemplo . O mapeamento dos controles é bastante peculiar e focam em transformar a heroína em uma agradável especialista em porrada mano a mano. Justamente por ter o seu estilo customizado de controles e por não poder alterá-los, é natural levar um tempo para se acostumar, mas depois que você pega o jeito não é difícil arrebentar a cara dos capirotos que se encontra pelo caminho.

O jogo também apresenta elementos característico dos RPGs. É possível não apenas evoluir o seu personagem, como também equipar itens novos adquiridos através das batalhas. Além disso, ao derrotar demônios você tem acesso às suas almas, como em Devil May Cry, e pode usar este recurso na loja do game para comprar novos movimentos ou itens essenciais.

É nítido que a cereja do bolo é a combinação entre metroidvania e o gameplay de jogos de luta. Foi justamente isso que a desenvolvedora buscou oferecer. Embora seja um diferencial, e bem interessante, falta uma complexidade e até mesmo um refinamento que torne esta experiência única e até mesmo desafiadora. Em outras palavras, além de explorar variedades, seria divertido se sentir testado pelo gameplay, se sentir motivado a mestrar cada movimento e quebrar a cabeça para alcançar os melhores combos. Em alguns momentos você se sente super poderoso. Dois exemplos disso são os upgrades de summon e teleporte.

Veredito

Demoniaca: Everlasting Night é uma aposta ousada, com personagens sexy num universo sombrio repleto de monstros e representações góticas. Um metroidvania? Um Beat’em up? Um jogo de luta? Bem… de tudo um pouco. É um game divertido pelo seu diferencial, por ser inesperado, inusitado e, é claro, por combinar gêneros populares e que funcionam. Existem clichés e elementos que poderiam ser melhor trabalhos e refinados, mas isso não tira o brilho do projeto final, uma vez que o objetivo da desenvolvedora AKI é bem claro.

Por fim, posso dizer que Demoníaca é um jogo interessante, que pode garantir a diversão num final de semana aos amantes de retrogames e aventuras exóticas com personagens pouco convencionais.

Nota: 6,0

Uma cópia de Xbox Series X|S foi cedida pela Eastasiasoft para a realização desta análise.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
Botão Voltar ao topo