PC

HyperX destaca as vantagens dos mousepads e explica porque o acessório segue sendo item obrigatório para os gamers

Mesmo com todos os avanços tecnológicos dos mouses, os mousepads ainda são essenciais para garantir estabilidade e fluidez nos movimentos dos jogadores, além de evitar atritos excessivos e o consequente desgaste do periférico e da própria mesa

O mousepad é um acessório muitas vezes deixado de lado na hora de montar um PC gamer dos sonhos. Geralmente, o usuário foca em equipamentos com mais tecnologias e atrativos, como headsets superpotentes, teclados retroiluminados, mouses ultrarrápidos e monitores de 360Hz. Porém, para provar a importância do bom e velho acessório, a HyperX, equipe da HP Inc. dedicada a periféricos gamer e marca líder em produtos para games e eSports, preparou uma lista completa com dicas, vantagens e informações essenciais sobre o produto.

O início

Para entender verdadeiramente a importância do mousepad é preciso voltar no tempo. Quando os mouses se popularizaram, nos anos 1980, eles dependiam de uma simples bolinha de borracha com metal que ficava presa à sua base e permitia que o computador rastreasse os movimentos de quem controlava o acessório. Porém, o desgaste ocasionado pelo uso e o acúmulo de sujeira provocavam falhas no dispositivo com o passar do tempo, e o mousepad surgiu como uma solução para este problema.

Nas décadas seguintes, a tecnologia evoluiu, o mouse a laser foi inventado e as pessoas passaram a usar menos os mousepads, o que se mostrou ser um grande erro. O desgaste pela movimentação do mouse não diminuiu e, sem um mousepad protetor para amortecer esses golpes, as próprias mesas passaram a sofrer avarias. Ou seja, o mousepad é a melhor opção tanto para preservar os mouses quanto a superfície de apoio do usuário.

Menos atrito para o usuário e melhor deslize para o mouse

Além de impedir o desgaste do mouse e da pintura da mesa, o mousepad evita um atrito maior entre o pulso do jogador e a superfície de apoio, que, a longo prazo, pode causar incômodos, coceiras e dores. Por isso, alguns mousepads têm uma densidade ligeiramente elástica e oferecem maior conforto e suporte ao usuário durante movimentações intensas. Alguns modelos, inclusive, são bem grandes justamente para dar a mesma proteção ao pulso durante o uso do teclado.

Já os mousepads mais rígidos, como o HyperX FURY Ultra, embora não ofereçam o mesmo suporte ao pulso, têm uma função até mais importante: consistência. Essa característica é fundamental para o deslizamento do mouse, que fica muito mais rápido em um acessório deste tipo do que em um macio, e para a precisão dos movimentos.

Velocidade e sensibilidade

A textura e o material da superfície do mousepad também devem ser sempre considerados na hora de escolher o modelo ideal para cada perfil de jogador. Estes aspectos são essenciais para que os sensores ópticos dos mouses acompanhem a velocidade dos movimentos do usuário e afetam diretamente questões como a sensibilidade e a rapidez da mira.

Por essas e outras, gamers de todos os níveis e perfis, inclusive aqueles que buscam vantagens competitivas nas partidas devem sempre ter em mente que o mousepad não é um acessório do passado, mas sim um equipamento tão importante hoje quanto era na época em que foi inventado, ainda que os motivos não sejam exatamente os mesmos.

Gabriel Magalhães

Criador do Forever Jogando. Produz conteúdo no segmento de jogos eletrônicos e cultura pop desde 2015. Além do FJ tem textos publicados em grandes portais, como Uol (Start) e GameHall.
Botão Voltar ao topo